Botulismo
Descrição
O botulismo trata-se de uma intoxicação alimentar que, apesar de rara, pode ser fatal, e é causado pelas toxinas produzidas pelo Clostridium botulinum, um bacilo anaeróbio, presente no solo e em alimentos contaminados ou mal conservados. Em sua forma clássica, a transmissão é feita por meio da ingestão de alimentos contaminados com a toxina botulÃnica. Já no caso do botulismo lactente, dá-se pela ingestão dos esporos botulÃnicos (ou seja, do próprio bacilo), que proliferam nas vias intestinais.
A doença pode passar por um perÃodo de incubação no corpo humano, perÃodo este variável, podendo contar com algumas dezenas de horas a vários dias.
A toxina produzida pelo C. botulinum afeta as ligações sinápticas, presentes entre nossos neurônios, compremetendo assim o sistema nervoso e, devido à importância deste, pode levar à morte em pouco tempo, se não tratada!
O botulismo não é uma doença que afeta unicamente a seres humanos, podendo afetar a outros tipos de animais (os bovinos, por exemplo).
Formas de transmissãoÂ
- No caso do botulismo lactente, a administração de mel a crianças menores de um ano pode levar ao botulismo (o mel é um dos vários produtos agrÃcolas onde os esporos botulÃnicos podem estar presentes);
- As conservas caseiras são muito mais suscetÃveis à contaminação do que as conservas industrializadas, entretanto o risco não está descartado nessas;
-  Por ser uma bactéria anaeróbia, ou seja, que só se desenvolve na ausência de oxigênio, alimentos embalados ou enlatados a vácuo são aqueles mais propÃcios a desenvolver tal contaminação.
Sintomas / Conseqüências
- Debilidade, aversão à luz;
-  Retenção da urina, vômitos, diarréia e/ou constipação (prisão de ventre);
- Vertigem, visão turva, visão dupla (estrabismo), fotofobia, flacidez das pálpebras;
- Rouquidão, afonia ou fonação lenta;
- Boca seca e problemas na deglutição (disfagia);
- Tremores, dificuldade de movimentos devido à paralisia ou flacidez muscular, principalmente na face, pescoço e membros;
- Pneumonia por aspiração;
- Dificuldades respiratórias ou cardiovasculares, que podem levar à morte por parada cárdio-respiratória.
Vale lembrar que o botulismo não leva o doente a ter febre!
PrevençãoÂ
-  Se algum caso de botulismo for identificado, deve-se notificar as autoridades de saúde a fim de que a causa possa ser investigada e o problema sanado;
- Cuidados nas conservas caseiras;
- As autoridades de saúde devem empregar esforços a fim de conscientizar a população sobre os riscos que os alimentos contaminados podem representar à saúde;
- Não adquirir alimentos aparentemente mal conservados (tampas estufadas ou coloração diferente podem indicar a manifestação de fungos e bactérias) ou com prazo de validade vencido;
- Alimentos contaminados devem ser bem fervidos antes de descartá-los, a fim de evitar a proliferação.
Tratamento
-  Uso de soro antibotulÃnico, a fim de impedir que a toxina, que já se encontra no sangue, interfira no sistema nervoso;
- Uma vez que não há remédios capazes de destruir a toxina (entretanto, nosso próprio sistema de defesa se encarrega disso), deve-se prezar pela manutenção das funções vitais e aguardar a recuperação do paciente, que será lenta e progressiva.
 Curiosidades
Apesar dos grandes males que a doença causa, a toxina, quando administrada em pequenas doses e de forma controlada, pode ser empregada no tratamento de estrabismo e de espasmos involuntários, principalmente da musculatura das pálpebras.
Ela vem sendo empregada também no tratamento da expressão facial a fim de remover rugas, uma vez que a toxina dificulta a contração muscular.



September 25th, 2008 at 10:12 pm
A prevenção ao botulismo nesse site (e em outros sites) deixa muitissimo a desejar. Poderiam fazer uma matéria mais completa.
September 26th, 2008 at 6:49 pm
Olá Bel, tudo bem? Sugestão anotada!
Assim que possÃvel, faremos uma nova matéria sobre o botulismo tentando suprir os pontos fracos deste nosso primeiro artigo, ok?
January 29th, 2009 at 9:27 am
Olá quero saber se existe algum artigo que fale do botulismo em gestante ? Há possibilidade desta bactéria passar da mãe para o bebe sem que a gestante tenha sintomas??
Agradeço a atenção e aguardo resposta
April 22nd, 2009 at 1:56 pm
concordo com bel e acho que poderia ter um pouco mais sobre a prevenção pois eustou fazendo uma pequisa de faculdade importante e em livros e internet se acha pouco sobre a prevenção,obrigado pela antenção PEDRO.
October 13th, 2009 at 12:37 pm
Olá Danielle!
Infelizmente o assunto botulismo ainda é muito pouco discutido para o esclarecimento de várias dúvidas de muitos leitores, e como sou apenas uma estudante de nutrição não posso lhe assegurar nada sobre isso..
Mas devido a demora em responde-lhe prometo conversar com o meu professor de Microbiologia e imunologia e lhe informar o que ele passar para mim, ok?? Pode aguardar..
Até breve!