Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos e agrotóxicos

Antigamente utilizado de maneira indiscriminada, sem conhecimento  do consumidor, os agrotóxicos eram usados nos alimentos com várias finalidades, entre elas como inseticidas, fungicidas e herbicidas. Mas como será que esses produtos atuam no organismo dos seres humanos? Será que é possível higienizar os alimentos sem colocar em risco a saúde dos indivíduos?

Objetivo do uso de agrotóxicos nos alimentos

Os agrotóxicos são utilizados nos alimentos para acabar com as doenças que as pragas causam às plantações. Normalmente os agrotóxicos são divididos em inseticidas para combater às pragas; os herbicidas que atuam no combate às ervas daninhas; e os fungicidas que combatem os fungos que danificam as plantas. Segundo especialistas apesar da higiene que os alimentos devem  sofrer para retirada dos agrotóxicos, isso não é suficiente para livrá-los dos produtos utilizados.

No entanto, ressaltam que quando o agrotóxico é usado em uma dose adequada ele consegue combater as pragas  sem ser prejudicial aos alimentos e a saúde dos seres humanos. Geralmente para se retirar os agrotóxicos dos alimentos é necessário lavá-los em água corrente e soluções da mistura de hipoclorito de sódio com água potável, na medida de uma colher  do hipoclorito para um litro de água potável. No entanto, alguns resíduos ainda permanecem no alimento.

Atuação de órgãos governamentais no controle de agrotóxicos

Apesar do hipoclorito utilizado na higienização dos alimentos que são tratados com agrotóxicos a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) preocupada com a saúde da população que consome os alimentos com agrotóxicos praticamente todos os dias da semana, elaborou um programa de atuação para fazer uma análise criteriosa dos resíduos dos agrotóxicos que ficavam nos alimentos mesmo após a  higienização.

O objetivo desse programa era verificar se os produtores estavam utilizando a quantidade máxima de agrotóxicos permitidos para uso. Seja como for o ideal é que o produtor de forma consciente faça a adequação da necessidade de exterminar as pragas que danificam suas plantações, com o uso de agrotóxicos na quantidade padrão estipulada plea ANVISA para que o alimento ao ser consumido não cause danos à saúde dos consumidores.

Opções de alimentos sem agrotóxicos

Os profissionais da área de nutrição humana preocupados com os alimentos que a maioria das pessoas consomem  orientam que uma boa opção para reduzir o consumo de alimentos com agrotóxicos é consumir os chamados alimentos orgânicos que não causam nenhum prejuízo à saúde das pessoas, pois são cultivados sem substâncias químicas.

Segundo especialistas na área uma das funções principais da alimentação é prover o organismo humano com os alimentos necessários à manutenção de sua saúde. Por isso se os alimentos não tiverem uma condição adequada para consumo, em virtude do uso de doses acima do recomendado de agrotóxico, o ideal é optar por alimentos mais saudáveis sem o uso de aditivos químicos.

Segundo especialistas, em algumas pesquisas científicas que foram realizadas  foi observado que o consumo regular de alimentos com agrotóxico, causa um acúmulo dessas substâncias tóxicas no organismo humano, que é extremamente prejudicial e que em alguns casos pode até ser a causa do desenvolvimento de tumores cancerígenos.

Considerações finais

Apesar de usados no combate as pragas que danificam as plantações, os agrotóxicos podem  em alguns casos, onde o limite de dosagem dos aditivos químicos não forem seguidos,  provocar vários danos à saúde dos seres humanos. Segundo profissionais da área médica os principais sintomas que indicam que o indivíduo está intoxicado por um alimento são, entre outros: febre, diarréia, náuseas, vômitos e fortes dores de cabeça.

Em virtude desse fato algumas autoridades governamentais com a ANVISA criaram um programa para verificar se a dosagem de agrotóxicos usados nos alimentos está dentro dos parâmetros considerados normais. Atualmente a maioria das pessoas estão se preocupando com a qualidade dos alimentos que consomem, por isso estão optando cada vez mais por uma dieta mais saudável com alimentos sem agrotóxicos ou aditivos químicos.

Os chamados alimentos orgânicos cada vez mais vem sendo uma excelente opção para os consumidores que desejam manter uma boa qualidade de vida, preservando sua saúde e evitando  o acúmulo de substâncias tôxicas em seu organismo que podem provocar doenças muito graves, inclusive os tumores cancerígenos.

Já existem no Brasil plantadores que que só utilizam a agricultura orgânica, pois tem a certeza que cada vez mais as pessoas estarão procurando alimentos que ao serem consumidos sejam capazes de suprir as quantidades de nutrientes necessárias a manutenção de um corpo saudável.

Por Salete Dias