Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos Saudáveis

Muito se tem falado sobre manter uma alimentação saudável e equilibrada para conseguir perder peso e manter uma boa qualidade de vida. Mas será que as pessoas sabem quais são os alimentos saudáveis? Vejamos como cada um deles pode contribuir para a manutenção do organismo humano com saúde.

Importância dos legumes para o corpo humano

Todos ouvem falar que os legumes são alimentos saudáveis para as pessoas. Mas vamos aprofundar um pouco mais sobre o que significa a palavra legume. Segundo especialistas legume significa as partes das plantas que podem ser consumidas como alimentos. Porém de uma maneira geral é considerado como um legume qualquer planta ou parte dela que os seres humanos consigam comer.

Os culinaristas recomendam geralmente que os legumes façam parte de pratos salgados com exceção da abóbora que é usada também em pratos doces. Consumidos crus como aipo ou a cenoura, por exemplo são consumidos mais regularmente cozidos como no caso das batatas. Além de fazer parte dos pratos principais pode ser ingerido em forma de aperitivos.

Os profissionais da área de nutrição informam que alguns legumes possuem um percentual pequeno de gorduras e proteínas e uma alto percentual de minerais, vitaminas, hidratos de carbono e fibras. Alguns deles ainda possuem composto essencial para manter a saúde do corpo humano, chamados fotoquímicos que possuem propriedades antioxidantes, além de ter também ação antibacteriana, antiviral e antifúngica.

Importância das frutas na alimentação

Em qualquer dieta considerada saudável as frutas não podem faltar, sendo itens indispensáveis. A palavra fruta nas ciências botânicas tem a ver  com reprodução e significa o modo como as plantas conseguem florescer e espalhar as sementes. Na área da alimentação são assim denominados os frutos de plantas que as pessoas podem comer que são normalmente adocicados como por exemplo as laranjas, as ameixas, as maçãs, mangas, peras e pêssegos.

As frutas são muito utilizadas para sucos e até para bebidas alcoólicas como vinho que são feitos das uvas. Os especialistas informam que as frutas apresentam uma grande quantidade de água, vitaminas e fibras, além de compostos fotoquímicos que são de extrema importância para preservar os tecidos celulares e prevenir enfermidades que estejam associadas ao problema da nutrição deficitária, sendo recomendado seu consumo regular na prevenção de várias doenças, como as cardiovasculares por exemplo.

Importância dos cereais para uma alimentação saudável

Segundo especialistas em nutrição os cereais  são de extrema importância para a pessoa que deseja fazer uma alimentação saudável, pois são ricos em hidratos de carbono, minerais e vitaminas, além de possuir muito pouca quantidade de gordura. Os profissionais ressaltam que os cereais integrais são mais ricos em fibras além de outros nutrientes muito importantes para o organismo humano como por exemplo o magnésio, potássio e o selênio.

Em virtude disso é recomendado comer pães, farinhas ou massas, se consumidos com moderação não causam aumento de peso corporal, e devem fazer parte da alimentação da pessoa pela quantidade de substâncias importantes oferecidas ao corpo humano.

Importância das Carnes e Peixes na Alimentação

De acordo com  profissionais da área de nutrição a carne bovina possui proteínas, ferro e vitamina B12. Porém vale ressaltar que todo excesso de alimentação pode desequilibrar o organismo, por isso é necessário parcimônia  nos alimentos ingeridos. No caso específico de carnes bovinas a orientação nutricional em geral é consumí-las de preferência associadas com uma alimentação rica em vegetais e frutas.

Já os peixes são alimentos de grande valor nutritivo, ricos em minerais, vitaminas e proteínas. Vale ressaltar no entanto, que a escolha do peixe que será consumido deve  ser muito cuidadosa pois em algumas espécies pode haver um maior acúmulo de toxinas, que são prejudiciais a saúde do corpo humano. De uma maneira geral os peixes e crustáceos são excelentes fontes de óleos essenciais (Ômega 3 e ômega 6).

Alguns crustáceos são fontes de carotenóides que são substâncias com propriedade de estimular a cor da pele das pessoas. Além desses alimentos, as leguminosas e os derivados do leite também tem um importante papel na nutrição humana.

De uma maneira geral a alimentação saudável é feita com a combinação de vários nutrientes, que quando ingeridos pelos seres humanos contribuem com uma melhora na saúde em geral ou ainda atuam prevenindo contra determinadas enfermidades. Por isso que esse é um item de extrema importância na área de nutrição, pois através da ingestão de alimentos saudáveis iremos determinar a saúde do organismo.

Por Salete Dias