Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Benefícios do grão-de-bico

O grão-de-bico é uma leguminosa assim como o feijão. Ele apresenta diversas propriedades nutricionais e pode ser utilizado em diversas preparações culinárias. Esse alimento é rico em nutrientes como proteína, carboidrato, ferro, magnésio, cálcio além de vitaminas do complexo B.

Apesar de pertencer a mesma família de alimentos que o feijão, o preço do grão-de-bico é bem superior ao desse alimento, esse fato contribui para que ele seja pouco consumido no Brasil. No entanto, esse não deve ser um motivo para deixar de consumir esse poderoso alimento, pois ele pode ser acrescentado diariamente às saladas e outras receitas em pequenas quantidades e diversos benefícios já podem obtidos. Muitas pessoas ainda não conhecem o grão-de-bico e quando se deparam com preparações que contêm o mesmo, não sabem exatamente do que se trata.

Benefícios do grão-de-bico

Recentes pesquisas demonstram que o grão-de-bico é um alimento que melhora o estado de humor das pessoas, sendo assim ele é um excelente alimento para pessoas que sofrem de depressão. Essa propriedade do grão-de-bico está relacionada com a quantidade de triptofano que é um aminoácido presente nesse alimento, o triptofano é um percussor da serotonina que é um neurotransmissor importante na transmissão da sensação de bem estar e satisfação ao organismo humano.  Outros tipos de leguminosas também apresentam triptofano, entretanto o grão-de-bico é uma leguminosa potencialmente rica nesse aminoácido, que aumenta de forma positiva o humor.

O grão-de-bico é um alimento que apresenta em sua constituição, principalmente na casca, uma quantidade de fibras considerável que auxiliam no funcionamento correto do intestino, por isso os indivíduos que apresentam constipação intestinal devem consumir regularmente esse alimento. As fibras presentes no grão-de-bico também contribuem para o emagrecimento, pois elas promovem uma sensação de saciedade no indivíduo, levando-o a consumir menos alimentos na próxima refeição.

Esse alimento promove uma série de benefícios para as mulheres, pois ele apresenta fitoestrógenos que são substâncias que podem ser utilizadas na reposição hormonal, reduzindo os efeitos da menopausa bem como prevenindo a osteoporose, o câncer de cólon, doenças cardíacas, além de amenizar os efeitos causados pela TPM. A constipação intestinal muito comum em mulheres grávidas, também pode ser evitada através do consumo do grão-de-bico.

Outro benefício importante para as mulheres adquirido através do consumo de grão-de-bico é a prevenção da anemia por deficiência de ferro. Esse problema é mais comum em mulheres devido a perda de sangue mensal que ocorre pela menstruação e também devido a uma maior demanda de ferro no período da gravidez. Como o grão-de-bico é rico nesse mineral, ele é um bom aliado na prevenção da anemia.

Reduzir o colesterol ruim e açúcar no sangue, também são benefícios que podemos adquirir com o consumo do grão-de-bico. Esse alimento libera glicose de forma lenta e gradual, evitando assim que altas concentrações de insulina sejam necessárias para a sua absorção. As fibras presentes nesse alimento também reduzem as concentrações de gordura e açúcar presentes na corrente sanguínea, com isso auxiliam na redução do colesterol e do diabetes.

O magnésio presente no grão-de-bico é importante na produção de energia e de substâncias antioxidantes. Os antioxidantes são importantes substâncias na prevenção de doenças e no fortalecimento do sistema imunológico. O magnésio é um mineral que é necessário para a o funcionamento correto da enzima que protege o corpo contra os radicais livres.

 Considerações finais

Mediante os benefícios do grão-de-bico mencionados neste artigo, fica claro que se deve consumir esse alimento com frequência,  principalmente as mulheres. Experimentar alimentos diferentes e priorizar a variedade alimentar é fundamental em uma alimentação saudável. Dessa forma, mesmo que você não conheça esse alimento, procure conhecê-lo e acrescentá-lo em sua dieta habitual que com certeza alterações positivas em sua saúde irão ocorrer.

É importante ressaltar que o consumo do grão-de-bico deve ser associado a uma dieta saudável, ou seja, não adianta o indivíduo consumir alimentos saudáveis de forma isolada e não aderir a uma dieta saudável como um todo. Outro ponto a ser ressaltado é que esses alimentos que promovem benefícios a saúde devem sempre ser incorporados a alimentação infantil, pois quando as crianças crescem consumindo alimentos desse tipo, elas com certeza serão adultos mais resistentes contra doenças.

O grão-de-bico pode ser utilizado em preparações como saladas, purês, cremes, também pode ser usado como substituto do feijão, enfim, a criatividade culinária permite que esse alimento possa ser incorporado ao nosso cotidiano de diversas maneiras.