Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Cereais integrais na alimentação

Com certeza você já deve ter ouvido muito sobre quão benéfico é o consumo de cereais integrais. Mas, será que sabemos realmente o que são e como eles ajudam na manutenção de nosso corpo? Mais uma vez o “Nutrição em Foco” caiu em campo e pesquisou quais as principais dúvidas das pessoas quanto ao consumo de cereais integrais. Vamos lá então?

Afinal, o que são cereais integrais?

Provavelmente você já conhece os cereais: grupo de alimentos compostos por grãos, como o arroz, trigo, milho, centeia e aveia. Tais alimentos são muito comuns em nossas refeições, mas o que geralmente não percebemos é que estamos acostumados a consumi-los não em grãos, mas em sua forma refinada, isto é, após os grãos serem moídos e terem algumas de suas partes (farelo e gérmen) retirados da composição final.

Os cereais integrais são, assim sendo, aqueles que preservam os grãos por inteiro, mantendo suas três partes: farelo (parte externa), endosperma (camada média) e gérmen (parte interna).

Cereais integrais X Cereais refinados

Como fora mencionado anteriormente, os cerais refinados tratam-se dos mesmos cereais, entretanto seus grãos passaram por um processo para moer e separar algumas partes do mesmo.

Entretanto é conhecido que é no farelo e no gérmen onde encontramos a maior concentração de nutrientes, isto é, quando refinamos um cereal, acabamos por jogar fora as partes mais nutritivas do mesmo!

Desta forma, é evidente que o consumo de cereais integrais é melhor recomendado do que o consumo de cereais refinados.

Agora, resta-nos saber quais os nutrientes e como os cereais integrais beneficiam nosso organismo. 🙂

Cereais integrais – uma rica fonte de nutrientes

Se você é um leitor atento e já conhecia o Nutrição em Foco, deve saber que os carboidratos encontram-se na base da Pirâmide Alimentar Adaptada à População Brasileira (PHILLIP, 1999). Isto se deve ao fato de os carboidratos representarem uma das nossas principais fontes energéticas. Sendo assim, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em carboidratos, principalmente àqueles que praticam exercícios físicos. Além disso, os carboidratos desempenham várias funções no organismo e são essenciais ao bom funcionamento do corpo.

Os cereais integrais são uma excelente fonte de carboidratos complexos (que levam mais tempo para serem “quebrados” em açúcares mais simples) e apresentam vantagens sobre outras fontes de carboidratos que podem ser de alto índice glicêmico, isto é, que alteram a taxa de glicose no sangue mais rapidamente. Desta forma, consumir cereais integrais repercute de forma positiva na vida do indivíduo.

Os cereais integrais são muito conhecidos por serem excelentes fontes de fibras, mas não é somente nisso que eles são bons: são boas fontes também de fitonutrientes, antioxidantes, vitaminas e minerais.

A concentração de nutrientes depende da região do grão analisado:

  • Farelo – rico em fibras, proteínas, vitamina B e minerais;
  • Endosperma – rico em carboidratos, proteínas e uma pequena quantidade de vitamina B;
  • Gérmen – rico em vitamina B, vitamina E, proteínas e outros nutrientes.

Benefícios do consumo de cereais integrais

  • Excelente fonte de energia para o nosso corpo;
  • Redução da incidência de colesterol, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares;
  • Controle da taxa de glicose sanguínea;
  • Auxiliar na manutenção do peso ideal (em outras palavras, bom para quem quer perder peso), sendo assim aconselhado para pessoas com problema de obesidade;
  • Redução na incidência de problemas intestinais.

Introduzindo cereais integrais em sua alimentação

  • No café da manhã, introduza o hábito de ingerir um cereal matinal integral;
  • Troque o pão branco pelo integral;
  • Experimente novos alimentos preparados com cerais integrais, como bolinhos, pães, etc;
  • Introduza o hábito de consumir arroz e massa de macarrão integrais.

Os cereais integrais devem ser incluídos na alimentação por todos esses benefícios apresentados. Eles constituem uma mistura de nutrientes essenciais ao organismo, além disso, contêm fibras e são compostos por alimentos de baixo índice glicêmico, constituindo assim um importante aliado no combate e prevenção ao diabetes.
Desde já, é importante incluir cereais integrais na nossa alimentação!

Referências Bibliográficas Externas

BLOG DA MULHER, Alimentação saudável – cereais integrais

COM DIABETES, O papel dos cereais integrais

NESTLÉ, Cereais integrais

EUFIC, O poder dos cereais integrais