Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Perigo dos Alimentos Industrializados

Perigos dos Alimentos Industrializados

Com  agitação do mundo moderno os alimentos industrializados vem se tornando uma opção cada vez mais frequente nas refeições das pessoas em virtude de sua praticidade em seu preparo. No entanto será que vale a pena tanta comodidade? Para manter a durabilidade dos alimentos industrializados  a grande maioria dos fabricantes fazem uso de aditivos químicos que são um perigo para a saúde dos consumidores.

Composição dos Alimentos Industrializados

Grande parte das donas de casa preferem os produtos industrializados pois eles são sem sombra de dúvida bastante práticos. Normalmente são comercializados nas versões pronto ou semi-prontos e a pessoa só tem de abrir e embalagem para consumi-lo. Além disso seu prazo de validade costuma ser maior do que os que alimentos que são naturais, facilitando com isso o seu armazenamento por um período bem mais longo.

No entanto, apesar dessas características que os tornam favoráveis para a maioria dos consumidores existe um lado que muitos desconhecem:Para conseguir a durabilidade desses alimentos,seus fabricantes se utilizam na grande maioria das vezes de produtos químicos que podem fazer muito  mal à saúde dos consumidores. Segundo especialistas alguns dos principais aditivos químicos que compõem os alimentos industrializados, que deveriam ser discriminados nos rótulos da  embalagem dos produtos são: Aromatizantes, Corantes, Antioxidantes, Conservantes, Estabilizantes, Acidulantes. Vejamos qual a função de cada um deles:

Corantes

Os corantes são aditivos químicos cuja função é colorir os alimentos para que eles se pareçam o mais possível com os alimentos in natura, fazendo com que o consumidor através dessa similaridade tenha vontade de comprar o alimento. Os corantes são substâncias muito comuns, pois segundo estudos de profissionais da área a cor exerce um papel fundamental para a aceitação dos alimentos pelas pessoas.

Exemplos práticos são as gelatinas coloridas de vários sabores, suco de frutas com corantes, bolos, massas, sorvetes, biscoitos, bebidas, margarinas, entre outros.

Aromatizantes

A função dos aromatizantes é similar a dos corantes, ou seja fazer com que os alimentos industrializados se pareçam com os produtos naturais para que tenham uma maior aceitação por parte dos consumidores. Quando a pessoa ingere um salgadinho, por exemplo que possua cheiro de sabor de milho ou presunto, ele reconhece o produto dando a impressão que ele não é muito artificial.

Vale ressaltar que a maioria dos alimentos com sabor de fruta , na realidade são compostos por corantes que imitam seu cheiro e sabor. Os aromatizantes são encontrados principalmente em carnes enlatadas, sopas, sorvetes, bolos, biscoitos, entre alguns.

Conservantes

A principal função do conservante químico nos alimentos industrializados é evitar  que os alimentos se deteriorem pela ação de microorganismo, favorecendo a uma maior durabilidade, onde os alimentos não se estragam. Nos rótulos das embalagens dos produtos comercializados com  conservantes eles podem ser identificados pelas siglas P1 a P10.

Os conservantes são encontrados principalmente em sucos, chocolates, queijos fundidos,concentrados de frutas,pães, farinhas, conservas de carne e vegetais, entre outros.

Antioxidantes

Os antioxidantes possuem a função parecida com os conservantes de manter os produtos alimentícios em boas condições para consumo por um tempo mais longo. Os antioxidantes são aplicados principalmente em gorduras e óleos para retardar ou impedir que se deteriorem por algum processo de oxidação. Eles são encontrados em alimentos como leite de côco, sorvetes, leite em pó, cerveja, produtos à base de cacau, carne em conserva, farinha, gorduras, margarina, refresco, refrigerantes, entre outros.

Estabilizantes e Acidulantes

Os estabilizantes são aditivos químicos cuja função é estabilizar as proteínas dos alimentos para manter sua aparência saudável nesses produtos. De acordo com especialistas podem ser identificados nos rótulos das embalagens pelas siglas ET1 até ET29. Já os aditivos Acidulantes possuem a função parecida com a dos aromatizantes, só que são utilizados nas bebidas, com o objetivo de imitar o paladar de algumas frutas oferecendo um sabor ácido nas bebidas consumidas pelas pessoas. Também recebem um rotulo com o código H  na embalagem.

Riscos dos Alimentos com Aditivos Químicos

Dentre os principais perigos que os alimentos industrializados podem causar a saúde das pessoas, estão:

  • Os conservantes que são mais utilizados em produtos embutidos com as salsichas, por exemplo, são os nitratos e nitritos que são reconhecidos como substâncias carcinogênicas. Os especialistas alertam os consumidores que reduzam a ingestão de alimentos embutidos;
  • Alimentos como pudins e iogurtes podem apresentar acidulantes, aromatizantes, corantes e conservantes, sendo que esses últimos são os ais perigosos à saúde pois podem causar distúrbios metabólicos e digestivos, além de alergias;
  • Os antioxidantes, estabilizantes, corantes e conservantes podem ser encontrados no hambúrguer, para relação o sabor através do glutamato monossódico que já foi apontado pelos especialistas como agente carcinogênico;
  • As balas , doces e gelatinas podem conter aromatizantes, acidulantes e corantes, esse último podendo causar alergia. A longo prazo essas substâncias podem comprometer o metabolismo, a digestão entre outras problemas.

Por Salete Dias