Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Técnicas de preparo de alimentos

Muito mais do que simples aulas de culinária saber quais as técnicas de preparo de alimentos é fundamental para todos aqueles que gostam de elaborar um cardápio saudável para quem vai consumi-lo, e ainda poupar tempo na cozinha.

Utilização do forno microondas

Para aquelas pessoas que costumam usar o aparelho de microondas como um aliado no preparo de seus alimentos deve ter algumas informações básicas sobre como este eletrodoméstico atua no preparo da comida. De acordo com especialistas, o forno microondas nem sempre cozinha o alimento por igual, apesar de ter um processo muito rápido de cozimento. Isto acontece devido as ondas de calor emitidas pelo microondas serem direcionadas da borda para o centro do aparelho, por isso as bordas da comida que está sendo preparada podem ficar muito cozidas ou até mesmo queimadas, enquanto que o alimento no centro pode ficar quase sem cozimento, ou seja, praticamente cru.

Essa é uma das desvantagens da utilização do aparelho de forno microondas. Outro ponto que merece destaque é a composição dos alimentos que estão sendo submetidos a um cozimento no microondas. Fatores como temperatura, espessura, formato, tamanho, densidade, gorduras e até mesmo a quantidade de água presente nestes alimentos podem influenciar no resultado final do cozimento, pois as microondas são atraídas pela água, sendo por isso dispensável a adição deste líquido em alimentos que já são ricos nele, como por exemplo, o tomate quando estiver no microondas.

Assim como a água,o açúcar e as gorduras também atraem as microondas, por isso no caso dos queijos gordurosos e leite, eles derretem bem rápido mas tem um cozimento bem mais longo. Já o açúcar que é utilizado em tortas e bolos, consegue alcançar temperaturas bem mais altas se comparadas com a massa dos doces preparados. As carnes com ossos que produzem mais calor, assam bem mais rápido do que as partes que são desossadas.

Alguns alimentos que possuem membranas, películas ou cascas como por exemplo fígado de galinha, as ostras, as gemas dos ovos, as salsichas,  os  pimentões, tomates e batatas, para que não estourem pelo armazenamento de vapor devem ser perfuradas antes de levados ao microondas. O tempo ideal para cozinhar um alimento vai depender única e exclusivamente da temperatura que foi utilizado inicialmente, ou seja, os que estavam à temperatura ambiente, os enlatados ou os mais frescos cozinham bem mais depressa do que os que estavam congelados.

Sugestões para cozinhar melhor e mais depressa

No mundo moderno em que vivemos, onde sobra muito pouco tempo disponível para atitudes antes consideradas normais ou imprescindíveis como cozinhar para  a família por exemplo, as pessoas devem estar sempre atentas a algumas orientações que profissionais especializados costumam dar. Entre algumas delas estão:

-No momento de cozer os alimentos eles devem ser arranjados em recipientes adequados em tamanho e formato para que o cozimento se processe mais rapidamente.

-Outras recomendações interessantes são: colocar os alimentos em recipientes redondos no microondas facilita o cozimento, pois as ondas do aparelho penetram nelas pelo lado, por cima e por baixo. É sempre bom lembrar que se as travessas forem em formato de retângulo ou quadrangular as bordas ficarão cozidas mais rápido do que a parte central do alimento.

Importância de cobrir os alimentos

Cobrir os alimentos no momento em que eles estão sendo preparados é antes de tudo uma medida de higiene, pois dependendo do local onde o alimento é produzido, principalmente se for em restaurantes ou lanchonetes pode haver algum tipo de contaminação se não forem efetivas algumas normas de limpeza.

Outra razão interessante para que as pessoas cubram seus alimentos é que quando for utilizado o microondas, os que estão cobertos cozinham com mais uniformidade e mais rápido, pois absorvem o vapor na hora do cozimento. Para cobrir os alimentos no microondas é necessário uma tampa apropriada.

Alguns objetos mais  utilizados e mais eficientes  para cobrir a comida são: filme plástico, tampa refratária, papel toalha ou manteiga, entre outros.

Orientações gerais sobre o congelamento dos alimentos

Para conseguir um bom congelamento dos alimentos  uma sugestão é acondicioná-los em embalagens adequadas para tal finalidade. Os alimentos uma vez congelados não devem sofrer este processo novamente; a separação da comida nos recipientes próprios facilita o congelamento. Alguns alimentos como maionese, pudins, gelatinas, queijos tipo ricota, folhas verdes, ovos crus ou cozidos, batata crua entre outros, de preferência não devem ser congelados.

O mais importante quando a pessoa for elaborar as refeições que deseja servir, é levar em consideração os nutrientes presentes no alimento  e o tempo de preparo que será necessário.

Por Salete Dias