Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Osteoporose

Descrição da Doença

A osteoporose caracteriza-se pela fragilidade dos ossos. A incidência da doença torna-se maior na menopausa, pois a ausência do hormônio feminino (estrógeno) contribui para a perda de cálcio nos ossos, o que os tornam porosos, sensíveis e expostos a fraturas. A doença progride lentamente, na maioria das vezes não apresenta sintomas e seu diagnóstico pode ser realizado por exames sangüíneos e de massa óssea.

Uma alimentação balanceada e com uma quantidade suficiente de cálcio diária disponibilizada ao organismo constitui fatores relevantes na prevenção da osteoporose.

Além da ingestão inadequada de cálcio outros fatores como o uso freqüente de bebida alcoólica, o histórico familiar da doença, o excesso do consumo de sal e a idade avançada podem ser considerados de risco para a osteoporose.

É importante não ingerir cálcio somente no leite: existem outras fontes de alimentos ricos em cálcio que fortalecem os ossos e devem ser exploradas.

A importância da vitamina D no controle do cálcio

É importante estar atento à ingestão de vitamina D (calciferol), pois o corpo necessita dessa vitamina para que ocorra a absorção do cálcio. Na sua ausência o cálcio é expelido do corpo e ocorre o enfraquecimento da estrutura óssea.

A obtenção da vitamina D se dá através da exposição ao sol e de alguns alimentos ricos nessa vitamina (fígado, gema de ovo, alguns peixes, etc.).

Prevenção da osteoporose

A prevenção nas mulheres começa na adolescência através de uma dieta rica em cálcio.

Na menopausa deve ser realizada uma reposição hormonal que é a melhor forma de interromper a perda de massa óssea.

A prática de exercícios físicos no mínimo três vezes por semana também auxilia na prevenção da osteoporose.

Consumir alimentos ricos em cálcio e potássio como tomates e bananas auxiliam no tratamento e prevenção da doença.

Para obter mais informações sobre como absorver melhor o cálcio (bem como os benefícios que o mesmo traz ao seu corpo), clique aqui.

Referência Bibliográfica

Se você se interessou pelo assunto, pode ler mais nos seguintes sites (tomados como referência nesta pesquisa):

ABCDASAUDE, ABC da Saúde – Osteoporose

GINECO.COM.BR. steoporose;

SAÚDE E VIDA ONLINE, Osteoporose

WIKIPÉDIA, Osteoporose