Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Diabetes

O Diabetes mellitus é uma doença provocada pela deficiência na ação da insulina. O aparecimento desta está diretamente relacionado a fatores como obesidade, hábitos alimentares e hereditariedade.

Uma dieta correta, exercícios físicos e o diagnóstico precoce são essenciais no tratamento e prevenção da doença. A dieta do diabético não deve ser restrita, ela deve conter uma alimentação saudável com mínimas proibições.

A fim de melhor cuidar-se contra a diabetes, eis aqui algumas dicas:

  • As fibras inseridas na alimentação aumentam o nível do bom colesterol (HDL) no sangue;
  • Os carboidratos não devem ser excluídos da dieta de pacientes diabéticos eles devem ser administrados de forma diversificada e equilibrada;
  • As frutas devem ser consumidas com orientação nutricional e moderação pois elas podem conter altos índices de carboidratos(principalmente frutose e sacarose);
  • As proteínas devem ser selecionadas a partir do baixo teor de gorduras;
  • A preferência por peixes no mínimo duas vezes por semana é importante na prevenção de doenças cardíacas;
  • Os exercícios físicos são indispensáveis no tratamento do diabetes, como já citado anteriormente a obesidade e uma vida sedentária contribuem para o aparecimento da doença. É importante a conscientização em adotar hábitos de vida saudáveis para alcançar resultados positivos no tratamento do diabetes.

Toda dieta deve ser individualizada através de uma avaliação nutricional, um indivíduo ativo e bem orientado quanto ao tipo de alimentação a seguir, tende a melhorar de maneira significativa a deficiência na secreção de insulina.         

Vale lembrar que o diabetes é, ainda hoje, uma doença sem cura, sendo assim, seu portador não pode “vacilar” nem por um instante de seu tratamento médico.