Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Ganhe massa muscular naturalmente!

As pessoas estão sempre em busca do corpo perfeito, por isso, se submetem a diversos tratamentos, dietas e exercícios que oferecem uma melhoria significativa. É comum encontrar pessoas que buscam emagrecer, acreditando na qualidade de vida, no bem-estar e na estrutura corporal mais fina que algumas dietas e atividades físicas podem proporcionar.

No entanto, há indivíduos que desejam aumentar a massa corporal, aumentando os músculos para manter um corpo mais definido e forte. Para isso, é fundamental manter hábitos alimentares saudáveis que permitam esse aumento muscular. Além disso, é importante praticar atividades físicas para que essa finalidade seja alcançada. Uma dica essencial é procurar ajuda de um nutricionista e de um profissional em educação física para que a combinação de alimentação e exercícios seja a mais adequada possível.

Nutrientes que aumentam massa muscular naturalmente

Os nutrientes que ajudam no desenvolvimento muscular devem oferecer energia para a pessoa, pois isso contribuirá para um aumento rápido de massa, proporcionando uma melhoria nas práticas de exercícios:

  • Carboidratos: Os carboidratos devem ser consumidos, pois eles oferecem energia suficiente para o organismo. O importante é seguir uma dieta balanceada, sem exagero, pois o excesso pode fazer com que ocorra acúmulo de glicose ou gordura. Os carboidratos são encontrados nas massas, no arroz, nos cereais e nos pães;
  • Proteínas: Os alimentos ricos em proteínas são os mais importantes para quem deseja aumentar a massa muscular naturalmente, pois elas contribuem para construir, reparar e manter o tecido muscular da pessoa, ajudando, principalmente, aqueles que são adeptos à musculação. As proteínas devem fazer parte da alimentação diária para que o desenvolvimento do corpo possa ser eficaz. Os alimentos que possuem proteínas são as carnes vermelhas, leite, ovos, etc.
  • Vitaminas: As vitaminas são essenciais para uma saúde adequada e para o crescimento muscular. As vitaminas são encontradas nas verduras, nos legumes e nas frutas. Outra dica importante é o consumo de sucos naturais, misturando, inclusive, frutas e verduras. Alguns alimentos que contêm vitaminas possuem fibras que são fundamentais em uma dieta para aumento muscular. Além disso, as fibras ajudam no bom funcionamento intestinal, ideal para quem sofre com problemas intestinais;
  • Líquidos: Os líquidos são importantes para as pessoas, independente de praticarem atividades físicas ou não. A água mantém o corpo sempre hidratado e deve ser consumida diariamente em quantidade suficiente, especialmente para quem pratica exercícios, visto que durante a atividade, o corpo elimina muita água através do suor e dos esforços feitos. Por isso, mantenha o corpo hidratado, bebendo bastante água e sucos. No entanto, é fundamental dar preferência aos sucos naturais para se beneficiar das vitaminas e fibras contidas nos mesmos.

Esses nutrientes trazem muitas vantagens para quem deseja manter um corpo saudável, contribuindo para o crescimento muscular. Por isso, toda dieta deve ser acompanhada por um profissional, pois cada organismo reage de forma distinta, sendo assim, procure ajuda médica e mantenha bons hábitos alimentares para que seus objetivos sejam alcançados.

 

Por Danielle Pereira