Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Alimentos saudáveis x Fast foods

É comum ouvirmos que devemos priorizar uma alimentação saudável, no entanto a maioria dos lanches que tanto agradam o paladar não são considerados saudáveis. Quais os benefícios que podemos adquirir com a ingestão destes alimentos? Alimentos saudáveis x fast foods é o tema do nosso artigo, procuraremos abordar o que propocionamos ao nosso organismo através deste tipo de alimentação.

Alimentos saudáveis x Fast foods

Os fast food são compotos basicamente por pizzas, hambúgeres, batata frita e refrigerantes. O que leva o indivíduo a consumir fast foods muitas vezes é a comodidade que eles proporcionam, já para outros a preferência por estes alimentos fica por conta do sabor e prazer que sentem ao consumí-los. Mas o que realmente obtemos com esse lanches? A quantidade de gordura saturada presente nos mesmos contribui para o aumento do colesterol ruim, da obesidade e de doenças do coração. A elevada quantidade de açúcares que estas comidas contêm também ajudam no desenvolvimento de problemas de saúde, outro excesso característico em fast foods é o de sal, o sal que é um dos responsáveis pela hipertensão arterial e problemas cardíacos.

A alimentação saudável é aquela que visa uma dieta equilibrada, através da qualidade dos alimentos, harmonia, adequação e quantidade dos alimentos. Com uma boa alimentação também pode-se evitar doenças e manter o peso adequado.

  • A qualidade dos alimentos parte do princípio de que a dieta deve apresentar os nutrientes necessários ao organismo, ou seja através de uma alimentação de qualidade pode-se obter as proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas que são necessários ao organismo. A harmonia propõe uma dieta que contenha todos os grupos de alimentos: carnes, verduras, frutas, leite, carboidratos entre outros. Quanto a quantidade de alimentos que se deve ingerir, esta irá depender da quantidade de energia necessária ao indivíduo para que não ocorra excesso ou carência. A adequação da dieta afirma que as necessidades dos indivíduos são diferentes portanto a alimentação deve ser adequada as suas necessidades individuais.

Partindo do princípio do que é uma alimentação saudável e conhecendo os efeitos dos fast foods no organismo, pode-se concluir que através de uma boa alimentação, pode-se obter além da capacidade de manter-se no peso adequado, benefícios a saúde. Esperamos que o artigo alimentos saudáveis x fast foods possa esclarecer as dúvidas relacionados a estes tipos de alimentos.