Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Obesidade mórbida

Pode-se considerar a obesidade como sendo resultado do acúmulo exagerado de gordura no organismo humano, algo nada incomum atualmente, devido aos maus hábitos alimentares bem como ao nosso estilo de vida muitas vezes desregrado.

Quando a obesidade atinge um alto nível, por exemplo, quando o IMC da pessoa atinge um valor igual ou superior a 40, pode-se considerar como sendo um caso de obesidade mórbida. A obesidade mórbida é muito perigosa, pois pode levar o paciente a desenvolver diversos outros tipos de problemas de saúde, como a hipertensão, diabetes tipo 2, trombose, depressão e problemas cardíacos.

Agentes causadores

Muitas podem ser as razões a levarem uma pessoa a desenvolver obesidade mórbida, mas podemos destacar principalmente a falta de uma dieta alimentar saudável e o sedentarismo, além de razões genéticas.

Tratamento e prevenção

A prevenção da obesidade mórbida deve começar bem cedo, quando a pessoa ainda está começando a desenvolver um sobrepeso, bem como por meio de conscientização de crianças e jovens quanto aos riscos existentes na obesidade.

Pessoas que atingem o nível mórbido geralmente necessitam de uma cirurgia bariátrica para auxiliar a perder peso. Mas deve-se alertar ao fato de que muitas serão as recomendações que os médicos farão ao paciente para a sua preparação para a cirurgia, bem como as restrições existentes no pós-operatório.

Entretanto, ainda é preferível submeter-se à cirurgia a conviver com a obesidade mórbida, uma vez que a mesma pode levar até mesmo a morte em muitos casos devidos aos problemas de saúde que podem se desenvolver ao longo do tempo.

Alimentação saudável para terceira idade

Segundo cientistas, envelhecemos por que, com o tempo, nossas células somáticas perdem sua capacidade de se dividirem em novas células, algo contra o qual não podemos fazer muita coisa, entretanto isso não pode impedir que tenhamos uma vida saudável e bastante feliz. Qual a relação entre seus estilos de vida e a saúde dessas pessoas? Não há uma fórmula ou palavras mágicas para isso, mas se a pessoa souber cultivar adequadamente cada um dos ingredientes, poderá ter uma vida longa e bastante feliz – e um dos ingredientes é a boa nutrição.

Quando for necessário consumir algum remédio, antes leia a sua bula para saber qual a posologia do mesmo bem como o melhor momento para tomá-lo, se em jejum, por exemplo, antes de ir dormir ou após uma das refeições. Lembre-se sempre que, para qualquer dúvida que tenha,você pode sempre consultar a bula do remédio bem como conversar com o seu médico!

Se você já leu algo sobre reeducação alimentar, já deve saber que se trata do processo de educar seu corpo a novos hábitos alimentares mais saudáveis. Há frutas e verduras em quantidade suficiente em suas refeições? Seguir os grupos da pirâmide alimentar é um primeiro passo para uma vida muito mais saudável.

Algumas pessoas consomem doces em uma quantidade que não é recomendada para suas idades. Consumir açúcar em excesso pode levar a problemas na conversão do mesmo em glicogênio, podendo acumular-se na corrente sanguínea.

Outro passo importante para o seu bem-estar é realizar suas refeições junto com seus amigos e familiares. Não perca então as oportunidades que houver para almoçar ou jantar ao lado de seus filhos. Sendo assim, coma, converse e divirta-se mais!

E se há uma forma de manter-se saudável e ainda assim divertir-se bastante é experimentando novos pratos, buscando-se opções saudáveis, claro. Há inúmeras opções de pratos que podem repor suas energias e ainda agradar seu paladar. Torne seu cardápio de fim de semana uma aventura gastronômica.

Percebeu que uma boa nutrição para idosos pode trazer muitos benefícios, inclusive evitar a obesidade,  e ainda assim não ser algo entediante? Mude a sua rotina alimentar e com certeza seu corpo lhe agradecerá por isso.