Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Os nutrientes

Ao consumirmos um alimento obtemos a energia e os nutrientes presentes nele. A utilização e absorção dos nutrientes necessários para o nosso organismo dar-se-á através do processo de nutrição. Eles existem em grandes quantidades (macronutrientes), ou em pequenas (micronutrientes). Cada um destes irá desempenhar uma função específica e a deficiência no organismo provocará alterações no estado nutricional do indivíduo.

Os macronutrientes – carboidratos, proteínas e lipídeos.

Os carboidratos são aqueles famosos por garantirem energia ao corpo. Quando se deseja emagrecer, é comum excluir esse grupo de alimentos da dieta, mas vale lembrar que é importante emagrecer com saúde e os carboidratos fornecem energia, inclusive a única utilizada pelo cérebro.
As proteínas são entre os macronutrientes, as que devemos consumir em menor quantidade quando comparado aos carboidratos e os lipídeos. Elas relacionam-se com a defesa do corpo, na estruturação dos tecidos corporais entre outras funções. É importante não exceder o consumo diário de proteína para não ocasionar uma sobrecarga renal.
Os lipídeos assim como os carboidratos são descartados, na maioria das vezes, da alimentação de quem deseja emagrecer, no entanto, os lipídeos servem de transporte para as vitaminas lipossolúveis além de servirem como reserva energética. Os alimentos fontes de lipídeos devem ser ingeridos em pequenas quantidades, pois são os que mais fornecem calorias. Deve-se sempre dar prioridade à gordura vegetal, além disso, uma excelente opção é a gordura presente nos peixes, onde encontramos o ômega 3 que reflete de forma positiva em nossa saúde.

Os micronutrientes – vitaminas e minerais.

As vitaminas são compostos orgânicos que devemos obter através da alimentação, pois quando nosso organismo consegue sintetizar, geralmente é abaixo das nossas necessidades. As vitaminas são importantes na prevenção de doenças e na manutenção da saúde, podendo ser lipossolúveis ou hidrossolúveis elas são consideradas nutrientes essenciais para o organismo.
Os minerais aceleram as reações metabólicas, funcionam como componentes de hormônios e vitaminas além de serem encontrados combinados com outras substâncias eles sofrem interações com outros minerais de forma direta e indireta o que afeta a sua biodisponibilidade. Os principais minerais são: cálcio, ferro, sódio, flúor, fósforo, iodo, magnésio, potássio, zinco e selênio.

Portanto, para elaborar uma dieta é necessário adequar todos os nutrientes de acordo com as recomendações nutricionais. Incluir frutas, legumes e verduras na alimentação irá contribuir para que isso ocorra, já que são através deles que  poderemos atingir os níveis de vitaminas e minerais recomendados.