Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Por que as dietas nunca dão certo?

Olá, pessoal!

Estava pensando em chamar este tópico de “Os riscos das dietas mal controladas”, mas acredito que a frase supra-citada consiga causar um maior impacto. Ah, e antes de mais nada, nós estamos falando aqui das famosas dietas para perda de peso, não de dietas para controle de algum nutriente como as de diabéticos ou dos hipertensos, ok?

Todos nós já sabemos que a obesidade é um problema que nos afeta tanto esteticamente quanto fisiologicamente, isso é fato.

A preocupação com o bem-estar (e com o visual) afeta principalmente as mulheres, que acabam por recorrer a inúmeros tipos de dietas: é dieta dos pontos, dieta da Lua, dieta dos pulinhos, dieta de carboidratos, dieta para tudo quanto é gosto!

O problema é que, muitas vezes após submeter-se a tais dietas, a pessoa olha para si mesma e percebe que está igual (senão pior) a como estava antes! O que deu errado, afinal?

O principal problema é que essas dietas geralmente buscam fazer efeito em um curto intervalo de tempo e pronto, após perceber que perdeu os tão sonhados cinco ou seis quilogramas a mais, a pessoa volta para os seus velhos hábitos.

Agora, raciocine comigo: se foram os seus hábitos alimentares que levaram você a engordar aqueles cinco ou seis quilogramas, o que você acha que vai acontecer se você retornar a praticá-los? Exatamente, se engordou uma vez, por que pensar que não engordará de novo?

E este é o maior problema! As pessoas vêem dietas como sendo “remédios”, algo a se adotar quando está “com o problema” e tão logo pareça estar melhor, mais “em forma”, abandona-se a mesma. E não adianta imaginar que alguém vai seguir uma dessas dietas para o resto a vida, pois é praticamente impossível, uma vez que elas são bastante restritivas, buscando justamente conseguir aquela rápida perda de peso!

Qual a solução para isso então? Bem, se você já acompanha nosso site há algum tempo (se não acompanha, aconselho que faça uma breve leitura do que já escrevemos), sabe que preferimos a mudança de hábitos alimentares de forma gradativa e permanente, ou, como os profissionais da área preferem chamar, a reeducação alimentar.

Com a reeducação alimentar, você não sofre o corte de diversos tipos de alimentos como ocorre com as dietas – o processo é feito de fora gradativa a fim de que seu organismo vá se acostumando aos poucos, sem as loucuras que há em muitas dessas “dietas para perder peso”.

Além disso, a reeducação alimentar não busca somente “perder peso”. Ela possui um propósito mais amplo, que é garantir que a sua alimentação é realmente saudável e adequada para as suas necessidades. Agora, responda-me: você prefere perder peso rápido ou manter uma forma saudável por toda a sua vida?

Lembre-se: você possui uma vida inteira pela frente. Para que estragá-la querendo “apressar as coisas”?

E você não precisa transformar completamente seu cardápio e seus hábitos da noite para o dia. Isso, na verdade, é desaconselhável, pois quanto maior o impacto das mudanças, mais nosso organismo tende a resistir a elas. Sendo assim, vá trabalhando uma coisa de cada vez, ok?

Agora, vou deixar algumas dicas de coisas que você pode fazer para melhorar seus hábitos alimentares:

  • Mastigue mais vezes o alimento antes de engoli-lo – isso ajudará a matar a vontade, principalmente quando em festas, onde geralmente acabamos exagerando nos “docinhos e salgadinhos”;
  • Introduza o hábito de começar suas refeições por saladas – são ricas em fibras e ajudam a saciar a fome;
  • Cuidado com vícios: comer em frente à TV, por exemplo, pode fazer exagerar na quantidade;
  • Reduza o consumo de frituras e alimentos do tipo fast-food;
  • Reduza também o consumo de açúcares e gorduras;
  • Introduza em sua rotina atividades físicas que lhe dêem algum prazer, pois assim fica mais fácil tornar a praticá-las. Conversar enquanto faz caminhadas com amigos, por exemplo, é uma excelente opção!
  • Não espere resultados rápidos, do tipo “em poucas semanas” ou mesmo “da noite para o dia – eles são muito enganosos.

Referências Bibliográficas

Se você gostou do assunto, você pode ler mais sobre isso nos seguintes sites:

REVISTA UMA, Saiba por que algumas dietas nunca dão certo de verdade, disponível em http://revistauma.uol.com.br/Edicoes/69/artigo18512-3.asp

PRONTO PARA BRILHAR, Por que suas dietas nunca dão certo,  disponível em http://prontoparabrilhar.blogspot.com/2007/04/porque-as-suas-dietas-nunca-do-certo.html

CIÊNCIA HOJE ONLINE, Por que suas dietas nunca dão certo?, disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/55917