Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Procurando um guia alimentar?

Bom dia a todos!

Como todos sabem, o que mais incentivamos é a reeducação alimentar, isto é, um processo em que você precisa aos poucos tomar consciência de quão importante cada alimento é na sua vida para então fazer as decisões de forma acertada e, assim sendo, ir reorganizando seu “cardápio” até um ponto que seja adequado para a sua alimentação bem como manter seu corpo em forma.

Muitas pessoas ao ler isso já percebem que isto é algo realmente interessante e bom e pensam “Ok, já estou convencido (a)! Vou começar a minha reeducação alimentar, mas… por onde começo?”.

Bem, como dissemos, o primeiro passo é você conhecer a importância de cada alimento, quais problemas podem ser evitados e, então, escolher aquilo que é mais adequado a você! Veja bem, você precisa conhecer os alimentos e compreender quão e como benéficos eles podem ser em sua dieta alimentar, sendo assim, você precisará de algo que lhe sirva como um guia alimentar.

Aos poucos, nós do Nutrição em Foco queremos que nosso site possa ser o seu guia online e esperamos que, em um dado momento, possamos lançar o nosso guia alimentar a fim de fornecer mais esta ferramenta aos nossos leitores. Infelizmente isso não é algo que se faça da noite para o dia, sendo assim, enquanto nós vamos aprimorando nosso site (ou blog, se assim preferir chamar 🙂 ), recheando ele com mais informações, você não pode ficar parado aí, sem procurar uma forma de orientação!

Pensando nisso, decidimos procurar aqui os guias alimentares expedidos pelo Ministério da Saúde, que são os mais recomendados e de acesso público.

Como muitas vezes é complicado para encontrar os mesmos nos sites do governo, estamos publicando aqui links para que vocês possam baixá-los, bem como uma breve descrição do que você encontrará em cada um deles.

SAC / FAQ do Guia Alimentar

Este documento apresenta um conjunto de perguntas e respostas que você pode ter a respeito do guia alimentar (como usá-lo, para que usá-lo, etc.) e que são interessantes serem respondidas ANTES de começar a leitura do guia a fim de que você possa fazê-la consciente de como o mesmo poderá ajudá-lo.

Contém somente 10 páginas e, se mesmo assim você não quiser lê-lo todo, você pode buscar somente as perguntas equivalentes às dúvidas que você tem. Sua leitura NÃO SUBSTITUI a leitura do guia!

Para baixar esse documento, clique aqui.

Guia Alimentar – Versão “de Bolso”

Este se trata de uma versão menor do guia alimentar, contendo somente 32 páginas. Além de seu tamanho reduzido, possui uma linguagem mais facilitada a fim de tornar agradável sua leitura por qualquer pessoa e foca a população em geral como seu público-alvo.

Outra coisa interessante é que este guia possui também um teste que você pode responder em alguns minutos (faça-o de forma sincera!) e, assim sendo, saber melhor em que condições está a sua dieta alimentar.

Para baixar esse documento, clique aqui.

Guia Alimentar

E aqui está o guia alimentar, principal estrela deste nosso texto! Contendo cerca de 210 páginas, esta é a versão liberada em 2006 (deu trabalho para encontrá-la, hein? Encontramos as versões de 2005, 2004, etc. mas obviamente estávamos em busca da mais recente – se alguém possuir o link para uma versão mais atualizada, por favor, comentem aqui para que possamos atualizar o que disponibilizamos, ok?).

O guia alimentar é mais completo, pois fala sobre como está a alimentação da população brasileira, metas que o Plano Nacional de Alimentação e Nutrição possui, bem como diversos outros aspectos mais técnicos. E é por ser o mais completo, justamente, que você não pode deixar passar em branco!

Uma coisa a se atentar é que este guia é para pessoas ACIMA de 2 anos de idade.

Para baixar esse documento, clique aqui.

Guia Alimentar para Crianças até dois anos de idade

Obviamente que, se o guia anterior é somente para pessoas com mais de dois anos de idade, então devria haver um guia para crianças até dois anos. Nós do Nutrição em Foco fomos à caça e conseguimos encontrar o mesmo e aí está: um guia contendo 154 páginas explicando como melhor alimentar seu filho, irmão, sobrinho ou qualquer criança sob qualquer grau de parentesco que necessite de tais cuidados especiais em sua alimentação devido à sua idade.

Com isso, você poderá empregar a dieta adequada para o seu pequenino e ele crescerá forte e feliz por saber que você, mamãe ou papai, titio ou titia, vovô ou vovó, enfim, crescerá forte e feliz por saber que você se preocupa com a alimentação dele! 😀

Para baixar esse documento, clique aqui.

Bem, agora que você possui estes guias em mãos, já sabe qual o primeiro passo em sua reeducação alimentar: compreender como os alimentos podem ajudá-lo neste processo!

Se quiser visitar a página sobre nutrição do Ministério da Saúde, basta acessar o endereço http://www.saude.gov.br/nutricao.

Atenção: Se preciso, não dispense a orientação de um nutricionista! A ajuda de um profissional SEMPRE é bem vinda. Mas ao mesmo tempo, não desperdice esta oportunidade de estudar um pouco sobre o assunto e compreender como ele pode ajudar-lhe. Você vai ver que, após estudar sobre, conversar com um nutricionista se torna até mesmo mais produtivo para ambos. 😉