Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Cuidados com a alimentação na gestação

Bom dia a todos.

Para aqueles que acompanham nosso site há mais tempo, devem se lembrar de quando discutimos sobre a importância da nutrição na gestação e apontamos algumas dicas a serem seguidas.

Agora, gostaríamos de nos prolongar um pouco mais e falar mais detalhadamente sobre os cuidados que se deve ter.

Comentamos sobre a importância de repor as vitaminas do nosso organismo, mas não somente elas: todos os nutrientes devem ser bem considerados. O cálcio, por exemplo, tão atuante na nossa formação óssea, não? Pois bem, durante seu processo de formação, seu organismo pode levar parte do cálcio presente em seus ossos para o bebê a fim de evitar que ele nasça com problemas. Entretanto, com isso, ocorre o processo de desmineralização óssea. Você pode não sentir os efeitos agora, mas após vários anos você perceberá que seus ossos estão mais frágeis.

O ferro é outro nutriente importante na formação do bebê e, por isso, muitas vezes a mãe pode ter deficiência do mesmo, levando a problemas de anemia. Fique de olho em sua alimentação e, se seu médico sentir a necessidade de usar suplemento alimentar para repor o ferro, não hesite em fazê-lo, ok?

O excesso de peso também deve ser controlado, pois o mesmo será prejudicial para a formação do bebê: ao todo, a futura mamãe deverá aumentar de 9 a 12 kg durante o período de gestação de forma GRADUAL. Então, nada dessa história de “estou comendo por dois”, ok? Se ama seu filho, trate-o com carinho e respeito desde o momento em que ele está em seu ventre.

Devido a problemas de constipação intestinal (“intestino preso”), é bom que a grávida tenha uma alimentação rica em fibras, cereais e frutas. Aconselho também o consumo de suco de ameixa com leite. 🙂 Se isso não resolver, então apele para os atuais produtos no mercado que são menos agressivos ao seu organismo e prometem ajudar-lhe a resolver esse problema, como o Activia ou o Nesvita. Desculpem-me o momento propaganda, mas é a mais pura verdade – eles realmente funcionam. Caso perdure o problema, não hesite em procurar ajuda médica!

Durante a gravidez, álcool, fumo e adoçantes dietéticos artificiais devem ser evitados.

E beba muita água diariamente: ajuda na hidratação de seu corpo e do seu bebê.

Bem, esperamos que, com estas dicas, a futura mamãe possa se preparar melhor (assim como minha esposa – hoje quem está escrevendo sou eu, Christiano – está se preparando para o nascimento do nosso rebento, provavelmente em fins de agosto 😉 ).

Um abraço a todos e fiquem na paz!