Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Benefícios da luteína em nosso corpo

A escolha por falar sobre a luteína se deve a um comentário de uma leitora que nos perguntou quais os benefícios trazidos ao nosso organismo pelo consumo da luteína. Fizemos uma rápida busca em nosso website e percebemos que até hoje nem mesmo comentamos sobre a mesma! Estaremos, assim, escrevendo um artigo mais aprofundado sobre tal substância, mas para não ficarmos “sem resposta” àquele comentário, aqui está um breve texto falando sobre a mesma.

Hoje, vamos falar sobre luteína, uma substância concentrada nas retinas de nossos olhos, necessária para manter uma boa visão. É uma xantofila, um dos carotenóides que ocorrem naturalmente. A luteína é uma molécula lipofílica e geralmente é insolúvel em água.

A principal vantagem de uma dieta rica em luteína é a redução do risco de desenvolver problemas oculares, como catarata ou degeneração ocular. Outra grande vantagem é evitar a aterosclerose, uma doença cardiovascular de grande risco.
O primeiro ponto positivo em seu consumo é a facilidade de estabelecer uma dieta rica em luteína. Frutas e vegetais, tais como a cenoura, são ricos em luteína.

Seu segundo ponto positivo é a possibilidade de encontrar a mesma em suplementos dietéticos.

O terceiro ponto positivo são estudos recentes que apontam que a luteína, quando combinada com antioxidantes, é capaz de reduzir o avanço da degeneração macular! A fim de verificar isso, foi utilizada em alguns testes uma fórmula rica em luteína, zinco e outros antioxidantes.

É isso aí, vendo os benefícios e como encontrar a luteína, não há desculpas para não consumi-lo. Você só precisa ir a um supermercado, feira ou quitanda e selecionar bons frutos e vegetais, principalmente nas cores laranja e amarelo, onde podemos encontrar grandes concentrações dessa substância.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a luteína, seus benefícios e onde encontrá-la. 😉