Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Fibras

Descrição

As fibras são um tipo de componente dos alimentos que não é possível de ser digerida pelo nosso organismo. Desta forma, elas são expelidas e, nesse processo, carregam consigo muitos excessos e resíduos alimentares que, se absorvidos pelo intestino, poderiam ser indesejáveis a nós, como é o caso do excesso de gorduras por exemplo – eis então o porquê da tão grande importância de alimentos fibrosos em nossa dieta!

As fibras são encontradas somente em plantas, ou seja, em alimentos de origem vegetal – frutas, verduras, hortaliças e grãos. Os alimentos de origem animal não contém fibras. Existem fibras solúveis e insolúveis.

Benefícios de ingerir alimentos ricos em fibras

  • Tendem a reduzir o aumento do colesterol no intestino e no sangue;
  • Melhoram o trânsito intestinal;
  • Controlam a assimilação de glicose e gorduras no organismo;
  • Proporciona uma grande sensação de saciedade, o que ajuda no controle da obesidade;
  • Estimula os movimentos peristálticos do intestino, o que contribui para a eliminação das fezes, evitando a obstipação(intestino preso);

Principais alimentos que contém fibras

Frutas (para melhor aproveitamento das fibras, procure comê-las com casca e evite coar os sucos), verduras e legumes crus, grãos (lentilha, feijão e ervilha), cereais, pão e arroz integrais e farelo de trigo.

Muitos são os alimentos ricos em fibras. Na tabela abaixo, você pode encontrar alguns dos que mais concentram fibras, juntamente com a quantidade de fibras existente neles:

Alimentos Fibras
Granola (40g) 4g
Pão Integral (50g) 3,5g
Feijão (50g) 3,5g
Ameixa (150g) 3g
Flocos de Aveia (40g) 2,8g
Maçã com casca (130g) 3g
Mamão papaia (150g) 3,5g
Milho (40g) 0,6g

Lembrando: os nutricionistas recomendam a ingestão de 1 grama de fibra para cada 100 calorias por dia – não precisa exagerar para ser saudável!