Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Flavonoides na alimentação

Já é de senso comum que uma alimentação balanceada deve ser rica em nutrientes de alto valor nutritivo que possam favorecer ao bom funcionamento do organismo. Existe uma substância conhecida como flavonoide, que segundo os especialistas  e pesquisadores da área de nutrição e nutrologia,  está presente em vários tipos de alimentos e que tem como principal função proteger a saúde do indivíduo, melhorando sua qualidade de vida. Mas como será que este processo ocorre? É o que veremos a seguir:

Atuação dos flavonoides no corpo humano

Segundo especialistas na área de nutrição, os flavonoides podem ser definidos como substâncias que podem ser encontradas em vários alimentos consumidos pelos seres humanos, como por exemplo, nos vegetais, nas frutas, e também em chás, chocolate meio amargo, e no vinho tinto que são considerados alimentos processados. Sua principal função é proteger o corpo humano contra possíveis complicações como o aparecimento de doenças, auxiliando a proteger a saúde dos indivíduos. Algumas pesquisas científicas realizadas sobre o tema demonstraram  que quando as pessoas têm o hábito de consumirem alimentos que são fontes de flavonoides apresentam uma diminuição no perigo de adquirirem diversos problemas.

Tal processo ocorre, segundo os pesquisadores, devido à ação antioxidante desenvolvida pelos flavonoides que auxilia na proteção celular prevenindo os riscos dos danos provocados pelos radicais livres. Esta proteção sé dá  pela redução do processo oxidativo molecular de LDL ou colesterol ruim como é popularmente conhecido e consequentemente aumento da produção de HDL ou colesterol bom. Este mecanismo de ação promove uma melhora no aspecto das gorduras que ficam circulando dentro do corpo humano através da corrente sanguínea. A atuação antiinflamatória descrita também como propriedade dos flavonoides reduz os perigos do  indivíduo vir a adquirir complicações cardíacas e vasculares.

Tipos de flavonoides

Os pesquisadores que estudaram os flavonoides chegaram a conclusão que existem vários tipos da substância, entre eles: rutinas, catequinas, quercitinas, hesperidinas, tangeretinas, kaempferol,cianidinas e isoflavonas. Vejamos agora em quais alimentos podem ser encontrados cada tipo citado:

Rutinas: Encontradas nas frutas cítricas, cascas de algumas frutas como amora e uva, maçã, tomate, brócolis, cebola, alface, entre outros;

Catequinas: Elas poem ser encontradas no chocolate, mais precisamente no cacau, no vinho, maçã, pera e nos chás preto e verde;

Quercitinas: As maçãs são frutas que apresentam grande concentração de quercitina, além disso pode ser encontrada, no vinho tinto, chá verde, alface, tomate, brócolis, cebola e amora;

Hesperidinas: Os alimentos ricos em hesperidina são a laranja e a pimenta;

Tangeretinas: Como o próprio nome sugere elas são encontradas principalmente nas frutas cítricas;

Kaempferol: Pode ser encontrada em alimentos como uva, brócolis e endívia;

Cianidinas: Os alimentos que são ricos nessa substância são as frutas morango, amora, cereja e também podem ser encontradas  no rabanete;

Isoflavonas: Os alimentos ricos em isoflavonas são o leite, farinha se soja, a lentilha, grão-de-boco, soja e tofu.

Pesquisas realizadas com flavonoides

Em pesquisas científicas recentes realizadas e publicadas sobre os flavonoides foram relatados a ação benéfica que os alimentos à base de cacau, principalmente o chocolate meio amargo além de demonstrarem uma associação da substância com a diminuição do surgimento de enfermidades vasculares e cardíacas nos indivíduos.

Outras funções que foram descritas neste estudos científicos feitos com os flavonoides foram as propriedades anticancerígenas, antialérgicas,antiinflamatórias e até antivirais. Vale ressaltar que estas conclusões fazem parte de uma pesquisa recente, e que outros estudos deverão ser realizados para comprovação desta tese científica.

Considerações finais

Os flavonoides são substâncias de extrema importância para o organismo dos seres humanos pois têm a capacidade de proteger o corpo através de uma ação antioxidante que consegue proteger as células humanas da atuação danosa dos radicais livres que as atacam. Todo este mecanismo é muito importante, pois consegue reduzir de maneira significativa o processo de oxidação do mau colesterol e consequentemente aumentar a taxa do bom colesterol na corrente sanguínea dos indivíduos.

Além disso os flavonoides atuam na prevenção de enfermidades cardíacas pois possuem  a propriedade de reduzir o aparecimento de vasodilatação no corpo humano. De acordo com especialistas o cacau e a uva são ricos em flavonoides e por isso mesmo, devem fazer parte dos alimentos consumidos nas refeiçoes das pessoas. O chocolate meio amargo, além dos vegetais repolho, pimenta, tomate, cebola, entre outros, e das frutas laranja, ameixa, cereja, limão e laranja também devem ser ingeridos regularmente.

Por Salete Dias