Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Proteínas

Descrição

Para compreendermos o que são proteínas, precisamos primeiro compreender o que são os aminoácidos. 🙂

Aminoácidos são estruturas formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio e possuem diversos papéis nos organismos (de acordo com a sua estrutura molecular).

São conhecidos mais de 300 tipos de aminoácidos, entretanto nosso organismo utiliza-se de somente 20 tipos de aminoácidos, dos quais somente oito ele próprio não consegue produzir (estes oito são conhecidos, então, como aminoácidos essenciais).

As proteínas são compostos orgânicos formados por centenas ou milhares de aminoácidos e possuem diversas funções no organismo, como veremos a seguir.

Principais funções das proteínas

  • Estrutural ou plástica – Algumas proteínas conferem aos tecidos rigidez e consistência sem afetar a elasticidade do mesmo. Podemos encontrar proteínas com esse intuito em cartilagens, nas fibras musculares, nos cabelos, no sangue, etc.
  • Hormonal – algumas proteínas exercem função específica em algum orgão ou atividade exercida pelo mesmo;
  • Defesa – anticorpos são proteínas!
  • Energética – o nosso organismo consegue obter energia a partir dos aminoácidos existentes nas proteínas;
  • Enzimática – as proteínas como enzimas participam de reações que ocorrem em nosso organismo, ajudando a acelerar as mesmas;
  • Condutoras – as proteínas participam também do transporte de gases, como o oxigênio e o gás carbônico. A hemoglobina é a mais conhecida, mas há também a hemocianina.

Alimentos ricos em proteínas

Geralmente as fontes de proteína animal contêm mais tipos de aminoácidos essenciais do que as fontes de proteína vegetal.

Geralmente as fontes de proteína animal são ricas também em ferro, zico e vitaminas do complexo B, enquanto que as fontes de proteína vegetal são ricas em fibras, carboidratos.

  • Fontes de proteína animal: carne, ovos, leite e seus derivados;
  • Fontes de proveína vegetal: lentilhas, soja, feijão e amendoim.

A ingestão de uma maior quantidade de proteínas é indicada principalmente para pessoas que praticam esportes, então, quem está de olho nas Olimpíadas e quer ter sua oportunidade lá, de olho nelas, hein? 😉

Vale lembrar que, para quem pratica exercícios físicos, as proteínas são importantes, tanto porque participam da construção de tecidos (inclusive os musculares, conferindo-lhes assim rigidez e elasticidade) como também na produção de energia (cerca de 10 a 15% da energia necessária durante os exercícios pode ser obtida a partir de proteínas).

Referências Bibliográficas

WIKIPEDIA, Proteínas, disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Proteína

COPACABANA RUNNERS, Proteína Vegetalx Proteína Animal na Dieta, disponível em http://www.copacabanarunners.net/proteina.html

SAÚDE NA REDE, Proteínas nos Exercícios, disponível em http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Proteina_nos_exercicios

Se você gostou, que tal...

Vitaminas

Vitamina B5

Fibras