Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Vitaminas

As vitaminas constituem substâncias que são indispensáveis ao nosso organismo. Elas são compostos orgânicos necessários para que o metabolismo funcione corretamente, elas também podem agir como cofatores ativando reações enzimáticas fundamentais.  As vitaminas estão presentes na grande maioria dos alimentos e devem ser obtidas em pequenas quantidades ao longo do dia. Devemos priorizar os alimentos naturais, que são fontes de várias vitaminas, pois esses nutrientes são extremamente importantes ao organismo.

Importância das vitaminas

A importância das vitaminas foi enfatizada  quando no período das navegações portuguesas, os marinheiros morriam de escorbuto. Inicialmente, não se sabiam as causas da morte dos marinheiros, mais tarde chegou-se a conclusão de que a falta de alimentos como frutas e verduras era responsável pelo problema, pois como os marinheiros permaneciam um longo período de tempo no mar, eles não levavam consigo alimentos que fossem perecíveis.

A história de como foi descoberto e solucionado o escorbuto, ressalta a importância das vitaminas na vida do homem. Elas previnem doenças graves que pode até mesmo levar a morte. Uma alimentação que ofereça uma grande quantidade de vitaminas, contribui também para uma sistema imunológico fortalecido contra uma série de doenças.

Vitaminas nos alimentos

As vitaminas estão presentes em vários alimentos, alguns em menores e em outros em maiores quantidades. Alimentos como frutas e verduras apresentam grandes quantidades de diferentes tipos de vitaminas, por exemplo:

Vitamina C – Goiaba, laranja, acerola, kiwi, morango, brócolis

Vitamina A – Mamão, abóbora, fígado, cenoura

Vitamina K – Vegetais com folhas verdes escuras e fígado

Isso não significa que apenas alimentos como frutas e verduras contêm vitaminas, alguns alimentos como levedo de cerveja, cereais integrais e leguminosas também apresentam algum tipo de vitamina em sua constituição.

Doenças provocadas pela ausência de vitaminas

Quando ocorre ausência de vitaminas no organismo, ele apresenta um distúrbio conhecido como hipovitaminose. As consequências desse processo, vai depender de que tipo de vitamina está em escassez no organismo. Quando ocorre uma hipovitaminose A, o indivíduo pode apresentar problemas relacionados a visão, pele e cabelos.

Já no caso de ausência de vitaminas do complexo B, a deficiência de tiamina (B1) afeta o funcionamento do sistema nervoso, podendo causar distúrbios emocionais, já a ausência de vitamina B6 e B12 pode causar diferentes tipos de anemias.

A vitamina C quando não está presente para atender as necessidades do organismo, pode causar sangramentos nas mucosas, enquanto que a ausência de vitamina K prejudica a coagulação sanguínea.

Considerações finais

Mediante o papel desempenhado pelas vitaminas no organismo, vale ressaltar a importância de consumir alimentos que sejam fontes desses nutrientes.