Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Obesidade

obesidade é uma doença cada vez mais frequente no mundo, ela tem atingido diversas faixas etárias e caracteriza-se principalmente pelo aumento da quantidade da reserva de gordura corporal, ela é resultante do balanço energético positivo que é quando a quantidade de calorias ingeridas é superior a energia que é gasta.

Causas da obesidade

As causas da obesidade são várias entre elas podemos destacar o sedentarismo, ausência de hábitos alimentares saudáveis e até mesmo algumas patologias podem contribuir para a obesidade. O aumento constante desta doença no mundo pode ser justificado pelo estilo de vida adotado pela maioria das pessoas no mundo. A frequência com que se realiza refeições fora de casa e os hábitos cada vez mais sedentários da maioria das pessoas servem como solo fértil para o surgimento da obesidade.

A obesidade é uma doença crônica que traz consigo a capacidade de propiciar outras doenças e distúrbios como hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, aterosclerose, doenças do coração entre outras. Algumas pessoas podem atribuir a obesidade a fatores genéticos, n0 entanto o efeito que a genética provoca muitas vezes pode ser revertido com um estilo de vida saudável.

A obesidade não apresenta sintomas específicos, o que se pode observar é o aumento da circunferência da cintura e do IMC. O IMC é um indicador essencial para indicar a obesidade ele pode ser medido através do valor do peso dividido pela altura ao quadrado do indivíduo, de acordo com o valor do IMC a obesidade pode ser classificada.

Prevenção e tratamento da obesidade

A prática de atividades físicas é fundamental bem como uma alimentação equilibrada. Ingerir uma alta quantidade de frutas, verduras, legumes e fibras ajuda a manter-se longe do problema. Hoje a reeducação alimentar é considerada essencial no tratamento da obesidade, criar novos hábitos e esquecer totalmente aqueles que levaram o surgimento da doença é uma tarefa deveras difícil, para isso o auxílio de um nutricionista é essencial.

Em alguns casos de obesidade mórbida a cirurgia bariátrica é o tratamento recomendado, nesses casos faz-se necessário atentar-se para as recomendações de todo o procedimento. O importante é manter-se longe da obesidade através da adoção de um estilo de vida saudável, pode ter certeza que a sua saúde agradece!