Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dietas da moda

Dietas da moda

Algumas pessoas que estão acima do peso considerado adequado aos seus tipos físicos adotam algumas medidas às vezes exageradas na esperança de emagrecer rapidamente. Um dos exemplos clássicos são aqueles que seguem ou tentam seguir as chamadas dietas da moda que na sua grande maioria são citadas por pessoas famosas ou celebridades como sendo a última descoberta para quem precisa perder peso.

Em algumas sociedades onde o culto ao corpo esbelto e magro é predominante, muitos indivíduos inadvertidamente  seguem essas dietas da moda sem contudo levar em conta que podem estar prejudicando o próprio organismo em virtude de baixa ingestão de nutrientes essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida. Veremos a seguir algumas dessas dietas e quais as vantagens e desvantagens em adotá-las.

Dieta do tipo sanguíneo

A dieta do Tipo Sanguíneo criada pelo norte-americano Peter D’Adamo no ano de 1998, no nosso país  se tornou popular graças a um profissional da área médica  da Universidade Federal do Rio de Janeiro chamado Sérgio Teixeira. Essa dieta preconizava que as pessoas atingiriam o peso ideal consumindo alimentos de acordo com seu tipo sanguíneo. Para entender melhor ficará mais fácil se forem dados alguns exemplos: Se o indivíduo possui sangue tipo AB o alimento ideal seria o leite; se é do tipo B deveria consumir carne vermelha; se tiver o tipo A os melhores alimentos são as verduras e os legumes e se forem portadores do sangue O, o consumo de espinafre ou frutos do  mar seria o mais recomendável.

Essa dieta não esclarece quanto quilos seus seguidores poderiam perder, contudo prometem que a pessoa depois de fazer essa dieta atingiria o peso ideal ao seu físico. Segundo especialistas na área até o presente momento não houve uma comprovação científica que apontasse para uma  relação entre a queima de gordura e o tipo sanguíneo, além de que em algumas pessoas poderá ocorrer perda de massa muscular ao invés de tecido gorduroso.

Dieta protéica

Também conhecida como Dieta do Dr. Atikns que foi o médico  cardiologista norte-americano que a criou essa dieta que libera a ingestão de proteínas e alimentos gordurosos, porém restringe o consumo de carboidratos e proíbe os alimentos  à base de açúcar,  prometendo uma perda de cinco quilos em uma quinzena apenas. Segundo especialistas ela é uma dieta pobre em fibras, minerais e vitaminas.

Segundo Dr. Atikns o consumo baixo de carboidratos reduziria a síntese de insulina auxiliando na queima de gordura afirmação que não é compartilhada por diversos profissionais. Vários especialistas da área contestam essa dieta em virtude da alta ingestão de gordura o que poderia provocar o aumento do colesterol na corrente sanguínea dos indivíduos, além da ingestão de alimentos à base de proteínas sobrecarregar os rins podendo prejudicar a função renal das pessoas. Além disso essa dieta em alguns indivíduos pode provocar dor de cabeça, halitose e até mesmo náuseas.

Dieta dos pontos

Considerada pelos especialistas na área como a mais viável entre todas as outras dietas da moda, a dieta dos pontos propõe uma escolha livre de comida baseado em um sistema de contagem de pontos que equivaleria ao valor calórico dos alimentos. Normalmente as pessoas do sexo feminino teriam que ingerir até trezentos pontos diariamente enquanto pessoas do sexo masculino teriam que ingerir até quatrocentos pontos, sendo que o valor de um ponto seria o equivalente a cerca de 3,6 calorias.

Os seguidores dessa dieta poderiam consumir proteínas, gorduras e carboidratos desde que não passassem a quantidade diária dos pontos. Essa dieta tem mais de trinta anos de existência e já foi adotada por alguns profissionais médicos da área de endocrinologia. Ela preconiza a perda de até quatro quilos em trinta dias, e de acordo com especialistas da área pode ser adotada por um período de tempo indeterminado se as pessoas souberem fazer a escolha certa dos alimentos, para que não falte nenhum nutriente importante aos seus organismos.

Existem uma série de outras dietas da moda que podem promover a perda de peso rápida porém sob o perigo de não apresentarem os nutrientes importantes para  a manutenção de  um organismo saudável. Por isso sempre que as pessoas quiserem ou precisarem perder peso, e principalmente manter a perda dos quilos extras devem procurar um profissional da área de nutrição ou nutrologia para que possa conseguir seu objetivo de emagrecer sem prejudicar a saúde.

Por Salete Dias