Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Pilates emagrece?

Pilates é uma técnica de exercícios que ajuda no desenvolvimento muscular, melhorando a qualidade de vida e do corpo da pessoa. É uma atividade muito apreciada pelas academias e por profissionais da saúde, pois contribui para um condicionamento físico mais adequado, ajudando na melhoria da saúde. Os exercícios fazem com que a pessoa utilize apenas a força do próprio corpo, assim as articulações e a coluna sofrem menos impactos ao realizar as atividades.

Além de ser uma técnica que auxilia na condição física, o Pilates oferece diversos benefícios ao praticante, inclusive na eliminação de gordura, pois essa atividade acelera o metabolismo e facilita a vida da pessoa que não gosta de malhar, proporcionando todas as vantagens que a musculação tradicional pode trazer. Sendo assim, é importante entender as vantagens do Pilates e procurar o auxílio de um profissional para realizar essa atividade.

Benefícios do Pilates

O Pilates é uma atividade física que além de tonificar a musculatura, trazendo mais beleza e saúde para o corpo, proporciona diversos benefícios que facilitam a vida de que o pratica como:

  • Combate a dor e melhora a postura: Quem costuma praticar Pilates percebe que o exercício alivia dores no corpo, principalmente na coluna, visto que até mesmo a postura melhora com a prática. Muito indicado para quem sente dores na região lombar e não pode realizar atividades como musculação;
  • Tonifica a musculatura: Os exercícios realizados através do Pilates atingem toda musculatura corporal e consequentemente tonificam cada grupo muscular, incluindo a musculatura das costas, o que ajuda na eliminação da dor, na flexibilidade da região e na força. Além disso, com o condicionamento muscular, o corpo fica mais bonito, proporcionando elegância e beleza para a pessoa;
  • Melhora a musculatura abdominal: A região do abdômen é a mais trabalhada, pois todos os exercícios atingem o local. Por isso, ajuda na eliminação da gordura localizada e contribui para um abdômen mais sarado e bonito. Uma excelente escolha para quem sofre com o excesso de gordura na região;
  • Aumenta a concentração e elimina o estresse: Os exercícios praticados no Pilates exigem muita concentração e equilíbrio. Isso faz com que as pessoas que realizam essa atividade passem a ter mais concentração mental durante o dia-a-dia. Além disso, ajuda a combater o estresse, fazendo com que a pessoa tenha uma vida mais tranquila;
  • Ajuda no emagrecimento: Essa atividade ajuda a emagrecer quando a pessoa realiza uma dieta em conjunto, pois os exercícios aceleram o metabolismo e ajuda a eliminar calorias.

Como o Pilates ajuda a eliminar peso?

Os exercícios realizados durante uma aula de Pilates ajudam na eliminação de calorias e na aceleração do metabolismo, eliminando gorduras e auxiliando na obtenção de massa magra. Quando uma pessoa passa a praticar essa atividade regularmente e procura realizar uma dieta indicada por um nutricionista com o intuito de emagrecer, o Pilates acelera o resultado, fazendo com que a mesma conquiste o objetivo mais rapidamente.

O Pilates é uma atividade que só traz benefícios e pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade, pois os exercícios são flexíveis, podendo ser realizados conforme as necessidades e exigências de cada um, respeitando seus limites e suas condições. Além disso, a prática é recomendada às pessoas com doenças degenerativas, gestantes e mulheres no pós-parto, oferecendo ótimos resultados e melhorando a condição de vida de cada praticante.

 

Por Danielle Pereira